Certo é deixar a mãe em paz porque ser mãe já é difícil demais sem precisar de gente dando palpite.

Eu ia postar outra coisa... mas postei no meu blog o "La mére de Sophia" e peço que deem uma passadinha lá também.

Mas ontem ao colocar uma frase no meu Facebook a discussão veio a tona e resolvi abordar o assunto aqui.

A polêmica amamentação.

Postei a frase de uma amiga que diz: "Mais vale uma mamadeira com amor que um peito com dor!"

O negócio tomou uma proporção que eu nunca imaginei que pudesse causar.

Vou transcrever os comentários pois acho que todos são bons:


Amei a frase da Bárbara: "Mais vale uma mamadeira com amor que um peito com dor!"
Like ·  · Promote · 
  • Patricia Cintra Arrasou!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • Edivania Vicchi Mas se esta com dor é porque tem algo de errado, não é?! O caminho mais fácil nem sempre é o melhor.
  • Girino Vey se tem "algo de errado" então precisa achar uma solução não é? Nem sempre a solução é a mamadeira, mas muitas vezes é!
  • Girino Vey A questão toda é que: CADA CASO É UM CASO, mas mães tem a tendência de julgar as outras mães baseadas apenas na própria experiencia. Isso é muito, muito mesquinho! O "algo de errado" de uma que se corrige apenas com uma pomada ou mudança de posição, não é o mesmo "algo errado" da outra que só conserta com cirurgia!
  • DaniEla R. Castro nossa Girino falou tudo... não aguento quando uma mãe vem dizendo.. nossa! Mas amamentar é a melhor coisa do mundo! ... Eu digo... infelizmente eu não consegui... tentei por 3 dias só tendo colostro... no 4o dia meu peito estava tão inchado que eu não conseguia nem por sutiã. Mesmo tomando leite artificial desde o 1o dia de vida Sophia é saudável e eu sou uma mãe feliz. Creio que foi o meu mamilo que atrapalhou... Mas foi a saída que encontrei. Extraí o leite que tive por um mês e 15 dias e consegui dar algo pra pequena. Fiz minha parte. Quase entrei em depressão profunda por não conseguir amamentar, pois era um sonho e a pressão existe na família, nas amizades.... mas... esse é um assunto para mais um post no Mamãe Mode On

  • Edivania Vicchi A frase acima foi muito simplista e dei minha opinião simplista sobre o assunto. Mulheres que realmente não conseguem amamentar são casos RAROS, mas o que mais se vê por ai é falta de informação e falta de apoio, principalmente dos profissionais de saúde. Meu leite só desceu depois de uma semana, nunca achei o ato de amamentar prazeroso, muito pelo contrário, se o fiz foi pensando nos benefícios, para a minha filha e para mim mesma. 

    Tive vários problemas durante a amamentação, mas como você disse, Girino, cada caso é um caso, eu resolvi persistir, pois eu sabia que eu sou animal e que minha filha dependia de mim. 

    Achei a frase acima meio infeliz, como se estivesse comparando a boa mãe da má mãe pela maneira que se está alimentando a cria. Eu prefiro um peito com dor (quem amamenta com dor é tola?), dor também é amor. E a dor não é eterna, só basta procurar a solução. Mas você está certo, cada caso realmente é um caso.
  • DaniEla R. Castro é a minha frase é infeliz mesmo... fui muito infeliz no início de vida da Sophia com um milhão de pedras atiradas contra mim, por eu não ter amamentado minha filha como se isso me tornasse "menas" mãe
  • Edivania Vicchi Não sei se entendi seu comentário acima, Dani. Mas não estou julgando ninguém, quem amamenta com dor, precisa de ajuda, quem dá mamadeira pois não está com dificuldades em amamentar também precisa de ajuda. Eu acho esse papo de "menas" mãe uma palhaçada. A gente dá para os nossos filhos os frutos que estão ao nosso alcance, como dar/fazer algo que não temos conhecimento? 

    Eu tive o tal do "baby blues", mas ninguém fala disso, você só vê mães falando das coisas boas, a parte difícil de se lidar com um bebê fica ali na gaveta guardadinha para você descobrir quando chegar a sua hora e quando essa hora chega não tem ninguém pra pegar na sua mão, pois você é a mãe e tudo o que você fizer ou deixar de fazer você responderá pelas consequências. 

    Profissionais da saúde estão ocupados demais para cuidar das mães no pré-natal, pra explicar o que vem pela frente, o importante para eles é saber se o US esta nítido ou não. 
    Mas, "você é mãe, você sabe o que é melhor para o seu filho".
  • DaniEla R. Castro É Edi aí fora o apoio é outro... nesse dia que meu peito estava inchado tive que pagar R$200 por uma visita de uma enfermeira que disse que se precisasse era só chamar de novo. E pagar mais R$200?! Posso não!
  • DaniEla R. Castro O que mais me deixava triste eram visitas que iam pra dentro da MINHA casa conhecer MINHA filha e ficavam dizendo que eu não podia privá-la desse gesto de amor... que é amamentar. E o pior eram mães também. Diziam que eu estava fazendo uma maldade com ela não insistindo numa coisa que eu não fui preparada para fazer. Minha mãe não amamentou porque não teve "tempo" na época dela tínhamos apenas 3 meses de licença.
    53 minutes ago · Like · 1
  • DaniEla R. Castro O que me revolta são mulheres que se dizem mães dizendo que eu não fui forte persistente o suficiente para dar o "melhor" pra MINHA filha. é Flórida!
  • Flavia Valadares Meninas, acredito que não conseguir amamentar seja um dos maiores dilemas das gravidas e muito frustrante pra mãe. Eu pelo menos sempre tive esse medo e nem gravida estou! A questão é: a mãe que ama seu bebê certamente vai dar tudo de si e fazer o maior esforço possível para que ele mame no peito. Só que cada mulher tem suas limitações, como muita ou pouca dor, muito ou nenhum leite... O negócio é saber que ama seu filho, que faz o mundo por ele e não se culpar por aquilo que para você é ou foi impossível!
    42 minutes ago via mobile · Unlike · 1
  • Edivania Vicchi O apoio que tive aqui foi do Simon, nos momentos em que eu pensando em desistir ele me apoiava, a gente já tinha lido de tudo e eu ficava horas no orkut buscando por mais informações. 
    Quando as visitas começaram a dar pitaco de mais, a gente simplesmente cortou as visitas, Simon é ótimo pra essas coisas. 

    Amamentação aqui na Irlanda é quase um tabu entre as irlandesas, a maioria delas já tomam uma injeção na própria maternidade para secar o leite, acham feio e desnecessário. Triste, né?!

    Mas no segundo filho você fará diferente, vai aprender que "mandar a m*", vai te livrar de um estresse totalmente desnecessário. 

  • Edivania Vicchi O problema Flavia é que as mulheres julgam demais, e o mais triste é ver esse julgamento vindo de outras mães. 

    Falta muita informação, temos muitos casos de mulheres da nossa idade que não foram amamentadas, (meu caso e até da Dani) só nisso você já 
    perde muito na hora de amamentar seu próprio filho.

    Aqui na Irlanda tem um grupo de apoio a amamentação e a recomendação deles é de começar a frequentar as reuniões antes de ter o bebe, assim você conhece mais pessoas que passaram por dificuldades parecidas e profissionais aptas a te ajudarem quando você precisar (sem nenhum custo). Isso faz uma diferença enorme.
  • Girino Vey Edivânia: em países de herança anglo-saxã, amamentar em público é pior que andar pelado numa escola infantil. Esse tipo de pressão social é uma merda e faz as mães morrerem de medo mesmo de amamentar. Imagina, sempre que você vê alguém amamentando você é treinado, desde criança a ter nojo. Quando chega sua vez você também tem nojo! Foda!

    Sobre casos de mães que não conseguem amamentar serem raros, não é bem verdade. Mesmo descontados os casos de gente que não QUER amamentar, ainda tem cerca de 10% a 20% de mulheres que não tem leite ou não conseguem amamentar por problemas físicos ou psicológicos. Isso não é raro não. É preciso tomar muito cuidado com esse tipo de coisa, porque da mesma forma que o preconceito contra amamentação na Europa é grande, o preconceito contra a NÃO amamentação no brasil também é. O importante é você dar as mães todo o apoio possível para que ela tome as decisões bem informada, mas mais importante que isso é NÃO julgar a mãe, porque se ela tomou uma decisão errada COM CERTEZA não foi por culpa dela mas da falta de informação.

    Uma coisa é brigar contra laboratórios e empresas alimentícias que querem vender leite industrializado a todo custo, outra é brigar com as mães que tomaram essa decisão.

    Sobre a frase, eu não achei ela nada infeliz. Ela expressa muito bem o preconceito que mães que não amamentam sofre, e alivia o sofrimento causado pelo preconceito quando fala que mamadeira também tem amor. É importante pra caralho (e o palavrão aqui é necessário) apoiar as mães que precisaram tomar essa decisão, porque maternidade é difícil pra caramba é a amamentação é só uma parte pequenininha da coisa!
  • DaniEla R. Castro Girino Vey sortuda é sua esposa que tem ao lado dela um cara f* que nem você! Obrigada pela contribuição nesse post polêmico... bjos pra vcs e pro Tom tom
    • Girino Vey Não sou f*, tive de aprender a ser assim por conta de tudo que a gente passa, né? E nem adianta, a cada "mas você não amamentou?" que se ouve, vai tudo por água abaixo, a auto estima vai embora e bate a depressão. Até hoje, 4 anos depois 
    • DaniEla R. Castro Edivania Vicchi Girino Vey e Flavia Valadares posso copiar nossa conversa e divulgar no Mamãe Mode On? Vocês autorizam?
    • DaniEla R. Castro Já copiei... o post será publicado amanhã 10/05 sexta.
    • Edivania Vicchi Autorizei não, Dani! Brincadeira! 
    • Bárbara Myssior Vou me defender, afinal a frase é minha.

      Quando o Rafa nasceu tive uma orientação infeliz sobre a livre demanda. Quem me orientou falou q o BB deve mamar quando quiser e por quanto tempo quiser. Ele sempre teve boa pegada, mas mamava entre 1 hora e 1 
      hora e meia, isso F*** com meus peitos. Um belo dia ele vomitou sangue. Não o sangue dele, o meu. Meus peitos estavam tão fugidos q ele mamava sangue e pus.

      Neste dia eu estava surtada de dor e quando ele pegou o peito eu senti tanta dor q quase desmaiei. Meu marido saiu, comprou uma mamadeira e Nan, afinal eu não ia deixar meu filho com fome, mas também não dava pra amamentar desmaiada...

      Paguei a enfermeira q me ajudou muito, mas meus peitos estavam em tal estado q demorei quase 10 dias pra amamentar de novo, mesmo usando o protetor de silicone, que by The way é uma m*! Ordenhei e dei leite artificial.

      Nisso meu filho acalmou e engordou. Por outro lado eu fui bombardeada por pessoas q eu amava e que estavam me achando uma monstra porque eu tinha leite pra caralho e, nas palavras delas, estava sendo a covarde de não fazer tudo q eu podia pelo meu filho. Travei pra amamentar e estava pensando em secar meu leite quando resolvi de outra forma. Sem contar pra ninguém peguei o Rafa, me tranquei no banheiro e amamentei. Olha a situação: ME TRANQUEI NO BANHEIRO!!! A pressão era tanta q preferi amamentar escondido porque se não desse certo eu poderia simplesmente desistir, longe dos olhares de reprovação daquelas q achavam q eu era obrigada a amamentar ate a ultima gota de sangue!

      Deu certo? Deu. Até que deu. Mais ou menos. A verdade é que amamentar é muito bom quando é fácil! Tem dias em q o Rafa mama como um anjo! Em outros ele briga com o peito a ponto de morder e arranhar! E olha q ele só tem 2 meses. Há dias em q meu leite jorra. Em outros o bichinho dorme de cansaço de tanto sugar e não se satisfazer. Completo com mamadeira. Mamadeira é mais fácil de sugar, ate as mais modernas q imitam o seio e etc. Ele anda preferindo mamadeira. E, ainda assim, não consegui me decidir a secar. A pressão é tão f** q tenho vergonha. Queria poder colocar a culpa no meu filho, só nele. Tipo assim: não amamento mais porque ele não quis! Mas não posso. Ele às vezes ainda quer. E é isso q me f***.

      Não acho errado não amamentar. Também não acho certo amamentar. Tenho um P*** aflição de peito. Não gosto que peguem neles nem pra fins sexuais. Então já deu pra perceber q a situação é meio complicada. Acho q temos q fazer o q é certo pra gente e não pro BB. O bichinho vai crescer saudável mamando ou não no peito! Ou vocês acham q todos os Europeus são doentes porque não mamam no peito? Lá não existe essa cultura e as crianças são saudáveis! Amamentar é legal? Não acho. Para algumas pode ser. Se você pega uma mamadeira, olha nos olhinhos do bichinho, conversa com ele e o acalenta com amor você vai estar criando vinculo tanto quanto se colocasse o peito pra fora no meio do Shopping e dependurasse o moleque nele! Sem contar q eu acho bizarro isso e o fato de q muitos eles vejo mães que fazem isso com filhos q já tem idade pra votar!!! OSSO!

      Acho q o que eu quis dizer com isso é q cada uma é cada uma. As escolhas em qualquer das direções são dolorosas. A dor de amamentar não é só física! Nos não podemos julgar essas mulheres por escolhas q não sabemos se seríamos capazes de tomar naquela mesma situação.

      Eu ainda amamento. Na maioria das vezes em meio a um stress tremendo! Será q isso é bom pra ele? Pra mim? Estou cada vez mais perto de tomar uma decisão. Quando eu tomar eu te conto. 

      Beijo!
      22 minutes ago via mobile · Unlike · 1
    • Brunna Leite Adorei a frase e coloca dor nisso. O importante é o amor dado aos filhos.
      18 minutes ago via mobile · Unlike · 1
    • Edivania Vicchi Girino, eu não sei de onde você tirou essa estatística, também não quis parecer preconceituosa com o meu "casos raros", mas volto a afirmar que a maioria das mulheres que não conseguem amamentar é por falta de informação e equívocos da área de saúde. Muitas maternidades já oferecem o LA para o bebe nas primeiras horas de vida. 

      Falta mais conscientização e respeito. Não basta ser mãe (e pai) é preciso se informar.
    • Girino Vey Teje autorizada 
      • 37 minutes ago via mobile · Unlike · 1
      • Edivania Vicchi Barbara,

        Que triste o seu depoimento. Essa sua mamadeira alem de amor também tem muita dor, né?! 

        Não se sinta culpada por suas decisões, o que o seu bebe precisa para ser feliz eh de uma mãe feliz.

        Não sei se conhece esse grupo aqui do facebook (https://www.facebook.com/groups/266812223435061/?fref=ts ), como você ainda não desistiu, pode ser uma ultima tentativa de tentar encontrar um meio que a amamentação não seja tao sacrificante para vocês.

        Caso desista, de uma olhada nesse vídeo ( https://mail.google.com/mail/u/0/?shva=1#search/lindareck%40hotmail.com/13cd09a975e13ec0), mostrando como dar a mamadeira. 

        Caso queira desabafar também estou a disposição. Demorou mais ou menos 2 meses ate que eu pudesse amamentar minha filha sem sangue, sem dor e sem lagrimas! 

        Boa sorte na sua jornada e parabéns pelo baby.


        • O GVA foi criado originalmente no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?...
        See More
      • Girino Vey A história da minha esposa é bem parecida com a da Barbara. Mas no caso da Anita, ela teve mastite e precisou tomar antibiótico. O leite nunca mais voltou depois disso. (Sorte dela, o preconceito contra quem não tem leite eh bem menor que contra quem tem o leite e não consegue dar, igual a Barbara). Como eu disse, cada caso é um caso, e dizer X é certo ou Y é certo só faz causar sofrimento nos outros. Certo é deixar a mãe em paz porque ser mãe já é difícil demais sem precisar de gente dando palpite.
        27 minutes ago via mobile · Unlike · 2
      • Edivania Vicchi Dani, essa frase eh que eu achei mais legal ate agora, finaliza seu post de amanha com ela: "Certo eh deixar a mãe em paz porque ser mãe ja eh difícil demais sem precisar de gente dando palpite." Fonte: Sr. Girino!


Bem essa foi uma ótima discussão que me fez pensar... será que toda mãe tem que seguir os "padrões" que a sociedade nos impõe?! Será que amamentar é tão indispensável assim? Dizem também que as "amas" de leite eram "solicitadas" porque as mães não "podiam" amamentar seus filhos... foi o caso da minha avó. O Brasil, os países europeus e as mães precisam rever seus conceitos e definir o que é mais viável para cada situação.

Comentem e deixem suas opiniões. Beijos bom fim de semana e um Lindo dia das mães a todas que fazem da sua vida do seu propósito o bem de seus filhos! Até a próxima semana!

sorteio

6 comentários:

  1. Dani, nme preciso te dizer que acho suas postagens maravilhosas né??? Suas reflexões sobre a maternidade são fantásticas...me encaixei perfeitamente na de hj...bjs

    ResponderExcluir
  2. eu acho que amamentar nao é facil pq ate pra quem da tudo certo, doi nos primeiros dias. falo da minha experiencia, que nao "preparei o seio" nenhum dia durante a gravidez e o miguel mamou na primeira hora de vida e qdo o leite desceu morri de dor, o seio ficou uma pedra, mas graças a uma amiga e ao meu obstetra fabuloso fui bem orientada e deu tudo certo. miguel nunca tomou LA e mama ate hj com um ano (nao sei qdo vai parar).
    tenho algumas amigas que nao conseguiram amamentar e sao maes fantasticas, acho que uma coisa nao tem nada a ver com a outra.
    é como ja conversamos dani, sonhei em alimentar meu filho com legumes organicos e tal, porem ele so foi comer mesmo a papinha da nestle.
    a maternidade NAO é como sonhamos, nao existe aquela historia perfeita, é bem dificil e vivemos situacoes que a gente nem imaginava que existia.
    gente pra palpitar e julgar SEMPRE teremos que conviver, isso pra mim é pura maldade de gente que nao é feliz com a propria vida e tem que cuidar da vida dos outros.
    tem tudo a ver com uma frase que li hj:
    "o segredo da paz é cada um cuidar da sua vida !"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei Bárbara! "O segredo da paz é cada um cuidar da sua vida".
      Estou amando retomar esse contato com as colegas da faculdade em outro aprendizado... esse de ser mãe. bjos

      Excluir
  3. Oi Dani, que post maravilhoso, e o debate então??
    Nem se fala!!

    Dando a minha opinião, acho que cada mãe tem o direito de fazer o que é melhor para si mesma e seu filho sem o palpite dos outros.

    Eu por exemplo sofri também no começo da amamentação, então revezava entre o peito e a mamadeira...
    Muitas vezes quando o peito estava muito ferido eu tirava o leite com a ajuda da bombinha e colocava na mamadeira só para não sentir mais dor!

    A Drii mamou até 1 ano e 10 meses, onde ela mesma não quis mais aceitar o peito e eu respeitei a hora dela de parar, mas se o caso fosse de ela não ter chegado nem aos 6 meses mamando no peito, culpa eu não sentiria pois teria consciência de que tinha dado o meu melhor para amamentar e não consegui.

    E sinceramente nunca me incomodei com o que os outros achavam ou deixavam de achar, pois acredito que a maternidade tem que ser algo prazeroso.
    É importante que nós Mães pensemos que não só nossos filhos tem de estar bem, mas nós também, pois a maternidade não gira em torno somente da amamentação, mas de várias outras coisas que merecem que nós estejamos bem e tranquilas para seguirmos em frente sem culpas.

    Um forte abraço..

    http://amaedadrii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iasmin adorei o comentário. Obrigada! Abraços e Feliz dia das mães!

      Excluir